sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

"Ler, Ler para poder crescer"




"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede."
(Carlos Drummond de Andrade)

"Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)

"A leitura não é uma atividade elitizada, mas uma ferramenta de transformação social dos indivíduos. "
(Julian Correa)

"A leitura é uma conversação com os homens mais ilustres dos séculos passados. "
(René Descartes)

"A leitura é a viagem de quem não pode pegar um trem."
(Francis de Croisset)


Leitura, livro, páginas, textos. Se as pessoas parassem para pensar a importância desses itens, até aquela criaturazinha que diz odiar com todas as forças qualquer tipo de leitura ia bater na boca sem pestanejar, imagine rapidamente uma sociedade em que todos os livros sumissem e junto todo tipo de texto... é difícil até pensar as consequências disso.


Eu digo até que os livros são os únicos capazes de realizar os sonhos da maioria dos vilões: 'A Imortalidade'. Acha que não?
Mas siga meu raciocínio: Você já escreveu um livro? creio que a maioria não... mas um simples texto? acredito que a maioria sim, pra fazer esse texto você provavelmente se utilizou de experiências e conhecimentos da sua vida, então iremos usar a seguinte medição: 'tempo', pra escrever esse texto você se recordou de digamos 5 dias da sua vida, quem ler esse texto é como se vivesse esses 5 dias que você viveu. E no caso dos livros? pra escrever um livro é necessário experiências de uma vida inteira, em uma breve analogia eu teria muito mais conhecimento que Einstein ou Freud, eles passaram uma vida toda estudando uma coisa que posso aprender em duas semanas lendo as obras deles.

Talvez você não possa conhecer pessoalmente todos os lugares do mundo numa só vida, mas você pode descobrir que os livros podem te levar através dos grandes escritores a lugares que você nunca imaginou que existisse, e se você tiver um Q.I um pouquinho maior que o de um macaco vai ver que não é a mesma coisa que conhecer pessoalmente, mas é muito melhor que viver na ignorância.

Livro é tão bom que até essa capacidade especial que eu tenho com as garotas (modéstia parte =D) é grande parte dedicada a eles, não troco o conhecimento de um mês de noitadas pela o que a leitura de CasaNova/Don Juan proporciona. Fora que quem lê pensa, quem pensa tem o que conversar, e conversar é sinonimo daquele famoso papo necessário nas conquistas.

Um exemplo prático: to lendo agora um colossal livro de 900 páginas sobre o Japão na época dos samurais, desafio qualquer um a aprender mais que eu sobre a historia do Japão, economia da época, sistema feudal lendo um livro de historia normal, os argumentos contra são 'como deve ser chato ler um livro desse tamanho', bixo vai numa locadora que tu não encontra filme mais sangrento que esse livro, barra qualquer filme de ação, você lê e respinga sangue na roupa e ainda vem me dizer que é chata uma obra-prima dessa!

Mas tem um fato que me perturba um pouco... Da pequena parcela que lê alguma coisa a maioria é rica, mas essas pessoas lêem alguma coisa porque são ricas ou são ricas porque lêem alguma coisa? eu novamente não sei a resposta! mas se você quer deixar de ser pobre por vias das dúvidas comece a ler, é o que eu venho fazendo a algum tempo... Te juro que se você não ganhar nada eu tenho a certeza que vai deixar de perder.

5 comentários:

Gilliane disse...

humm.. gostei da citação de que nós aprendemos mto das experiencias obtidas da pessoa que escreveu algo.. de fato sempre me impulsiono para "degustar um livro" qd vejo q ocorreram mtas pesquisas para tal, ou pelo menos, mtas reflexões...

'tâmaraporfíro . disse...

Ler é realmente um exercício, mas não compete à muitos. A minoria aflora essa curiosidade e muitos preferem acomodar-se, facilidade.
Bom mesmo é poder contar com pessoas que lêem e passam isso pra gente através de um escrito posterior e tudo na verdade vira um ciclo, uma continuação. Cabe à nós, interessados na imortalidade das letras, coloca-las em seu devido posto: de destaque, de além-prateleiras e sim ao alcance dos olhos e da mente.
Bom texto, até mesmo os exageros!=X

Heron Salomão disse...

O MINISTÉRIO DA INTELIGÊNCIA ADVERTE:

"Parar de ler é mais prejudicial para a mente do que o Àlcool"

... acredite!rsrs é verdade!

fabio disse...

Me faz lembrar uma frase que vi algum dia, em algum lugar. "Os livros nao mudam o mundo, as pessoas mudam o mundo. Os livros mudam as pessoas." Lendo é o caminho mais fácil pra resolver todos os seus problemas, inclusive o dinheiro. É, e enquanto nao fico rico, continuarei lendo. Depois de rico, uma biblioteca basta. ;)

Gildson Souza disse...

Muito massa o texto. "Fora que quem lê pensa, quem pensa tem o que conversar, e conversar é sinonimo daquele famoso papo necessário nas conquistas"...verdade pura!

Dá uma passada no meu blog, acho que vc vai gostar
www.badu-laques.blogspot.com