domingo, 19 de outubro de 2008

Lado A, Lado B


"Sem Música a Vida Seria um Erro"

"Hoje estou internado em uma clínica. Meus verdadeiros amigos fizeram a única coisa que poderiam ter feito por mim. Meu tratamento está sendo muito duro: doses cavalares de MPB, Bossa-Nova, Rock Progressivo e Blues. Mas o médico falou que eu talvez tenha de recorrer ao Jazz, e até mesmo a Mozarth e Bach. Queria aproveitar a oportunidade e aconselhar as pessoas a não se entregarem a esse tipo de droga. Os traficantes só pensam no dinheiro. Eles não se preocupam com a sua saúde, por isso tapam a visão para as coisas boas e te oferecem drogas. Se você não reagir, vai acabar drogado: alienado, inculto, manobrável, consumível, descartável, distante. "

A pedidos resolvi escrever sobre umas das coisas do Top 5 do meu gosto 'Música', e como diz Nietzsche sem ela toda essa nossa existência seria um erro fatal, os produtores de cinema que o digam (que aliás também é um dos top 5) é a música/sons que que faz você sentir cada sensação que a cena quer transmitir e a realidade que os efeitos especiais querem passar, e o mesmo acontece na vida real ou por que você acha que multidões por ai dizem que são ecléticas? porque ninguém sente uma só coisa, e música é sentimento quando você tá stressado você escuta S.O.A.D, Link Park; tá apaixonado escuta Leoni, Vercilo, Vander Lee; tá amando escuta Djavas, quer pensar escuta Engenheiros, Chico Buarque, Lenine, ta se sentindo um emo escuta Legião e CPM22, tá em dúvida se gosta de garotos escuta Fresno e NX0; não tá pensando em nada escuta forró e axé (cuidado pra não escutar isso a vida toda); quer clássicos fodas escuta Beatles, Guns, Elvis, Jackson, Ray Charles, Stones; não quer nada liga a rádio nos dias de hoje.

Perceberam que eu gosto um tantinho de música ? mas o que me aflige e a muitos por aí é o destino da música de hoje, o que a maioria da população de hoje escuta não é música é a pura zoada sem nenhuma ou 1% de técnica, pode parecer preconceito e tal ('ah... é que tu gosta de música de velho'), mas não é! e eu irei provar a vocês. Eu não queria citar nomes por questões éticas, mas o que é escutado maciçamente nos dias de hoje?
Citemos: Axé, Emo-music, Forró, Funk, Pagodão, Sertanejo, Trance, e algumas porcarias que não me recordo agora.
Agora se eu falar que isso tudo é uma porcaria que não serve pra nada eu estou mentindo? sim, o mundo musical é que nem o mundo animal até as pragas tem alguma função e não são 100% dessas músicas que não prestam pra nada (uns 99%). 'Felipe você odeia esses estilos musicais?' infelizmente não, eles já fazem parte de mim e também eu sei cantar a maioria deles e há sempre aquela banda que quer fazer uma graça e toca alguma coisa de qualidade, no mundo do forró por exemplo é impressionante a capacidade que eles tem de mimetizar músicas, mas aqui acolá eles pegam um clássico internacional e fazem o povão escutar.
Ex: um belo dia eu batendo um Guitar Hero estou a praticar o riff de Sweet Child O' Mine, quando minha empregada grita que conhece essa música, eu quase caio da cadeira. Fora diversas outras músicas de Scorpions que ela conheceu eternizadas através da voz do Magnata Marquinhos Bill.
O Sertanejo não é que seja ruim, essas duplas famosas pra terem esse dinheirão todo é evidente que eles tem alguma coisa a mais tecnicamente ou não, mas o problema pode ser representado nesse trocadilho que vi no Faustão: 'Nasce dois filhos - Dupla Sertaneja! , a mulher me traiu cumpadi - Dupla Sertaneja! , Brochei cara - Dupla Sertaneja! , caiu duas frutas da árvore - Dupla Sertaneja!'
Resumindo essas músicas e bandas que fazem um mega sucesso é pura enganação, tudo comercial e sem técnica, você pode tirar sua conclusão pelas bandas que você amava e fazia o maior sucesso um tempo atrás e hoje não tem mais nada (é o tchan? sorriso maroto e Victor e Léo eu dei 3 meses de vida útil, creú durou muito menos que o esperado, até as bonitinhas da Dani Carlos e Lucca são cantoras de uma música, e ai vai...)

Vou parar de falar mal aqui... já deu pra entender qualquer coisa me perguntem mais!
Vamos ao lado bom:

'Música Brasileira' - Quem disse que o melhor do Brasil é o futebol, a feijoada, e a caipirinha pode tá enganado, mas quando diz que é o samba... a coisa muda. O Brasil tem uma historia e variedade musical das mais lindas do mundo, o pessoal aqui pode até não dá valor mas há já um montão de cara bom lá fora que admira a musicalidade brasileira. Nossos destaques são claro o Samba e a Bossa Nova, mas é claro que existe muitos outros, começando pelo forró (isso mesmo) mas forró de verdade! rastapé, baião, nosso Luís Gonzaga, João Vale, A Jovem Guarda do nosso rei Roberto Carlos que toda a juventude acha que é rei da cocada (inclusive eu) já fez música boa no seu tempo de ouro e mais foi o primeiro a fazer (deve ser por isso que ele era rei), A Tropicália de Caetano, Gil, Gal, Tom Zé dispensa comentários, Carmem Miranda tinha uma fama internacional tão grande que Rodrigo Santoro parece nada perto dela se não me engano ela é a única brasileira na calçada da Fama.

Vocês devem está curiosos p'ra saberem o que eu realmente gosto (ou não), mas vou dizer de qualquer jeito! começei a gostar de música de verdade escutando Pitty (sei que agora não é essas coisas mas é legal) parti pra Ira! e Scorpions minha porta de entrada no mundo do rock, daí fui evoluindo tanto no nacional quanto no internacional, começei a amar Engenheiros e Beatles, a admirar Elvis, quando resolvi me questionar 'o que Zeca canta além de Lenha e Telegrama?' e foi inacreditável o que conheci... um mundo novo em que as músicas pensam. Pronto! ai eu me transformei em outra pessoa, entrei numa rede infinita Zeca me ligou a diversos artistas magnificos Chico César, Lenine, Vander Lee, e esses me ligaram a diversos outros como Oswaldo Montenegro, Djavan tomou a importância devida que merece, ai resolvi partir para novos horizontes Chico Buarque, Elis Regina, isso acarreta diversos outros semi-deuses da música, to querendo entrar na música clássica mas tenho o receio de não tá preparado ainda, e é com essa vontade que a coisa rende... agora mesmo eu to escutando Cazuza!

Então o conselho que fica é escute o que você gosta! mas tente gostar do melhor, não escute nada antes de se perguntar o seguinte:
-Por que eu estou escutando isso? (a mais obvia)
-Tem qualidade o som que sai disso?
- E técnica? (o cara pelo menos se esforçou pra tocar direito?)
-Pelo menos letra?
-Não tem letra... mas tem imoralidade e idiotice?

Encerrando o post, fica mais algumas dicas dadas de graça por Luís Fernando Verissimo:
"Em vez de encher cabeça
com porcaria, pratique esportes e, na dúvida, se não puder distinguir o que
é droga ou não, faça o seguinte:

* Não ligue a TV no domingo à tarde;
* Não escute nada que venha de Goiânia ou do interior de São Paulo;
* Não entre em carros com adesivos "Fui.....";
* Se te oferecerem um CD, procure saber se o indivíduo foi ao programa da
Hebe ou ao Sábado do Gugu;
* Mulheres gritando histericamente são outro indício;
* Não compre um CD que tenha mais de 6 pessoas na capa;
* Não vá a shows em que os suspeitos façam passos ensaiados;
* Não compre nenhum CD em que a capa tenha nuvens ao fundo;
* Não compre nenhum CD que tenha vendido mais de um milhão de cópias no
Brasil, e
* Não escute nada em que o autor não consiga uma concordância verbal
mínima.

Mas principalmente, duvide de tudo e de todos.
A vida é bela!!!! Eu sei que você consegue!!! Diga não às drogas!!"


dedicado aos Nelson's

19 comentários:

the_end_of_the_line disse...

concordo com tudo que tu disse aí (inclusive que Malu Magalhaes eh cantora de um cd só)
apesar de nosso gosto não ser igual eu respeito o teu gosto pq são musicas boas (tirando essa nova fase da MPB liderada pela Malu, a fase mais antiga de Caetano ate Lenine parece ser melhor)e tb concordo que a musica que a pessoa escuta é o reflexo dela. Por exemplo, Sfanio ate hoje quer que eu escute Baleiro(que inclusive é da minha saudosa arari), e doido é bacana mas eu não escuto pq não é minha praia. Eu tb escuto musica classica que eh a base de todas as musicas (tirando essas merdinhas de forro e funk e as musicas parnasianas de Malus e Paulinhos)

Anônimo disse...

nunca teus textos tão prontos :P
eu esperava que tu falasee mais da música de verdade e menos de todas essas droguinhas que por ai existe...

:*

Anônimo disse...

O q faz q a música seja música é algum aspecto objetivo ou ela é uma construção da consciência e da percepção?
Num sei, sei dizer que a música eleva os sentimentos mais profundos do ser (acho que ja ouvir isso em algun lugar)rsrs...altura, duração, intensidade e timbre, ritmo, melodia...ela não tem o msmo sentido p/ todos que a ouvem, cada indivíduo usa a sua própria emotividade, sua imaginação, suas lembranças e suas raízes culturais para dar a ela um sentido que lhe pareça apropriado. Devo reconhecer, alguns de extinto mais aguçados outros nem tanto... mas... mas... mas...
Bom Felipe, tu se enquadra no primeiro grupo! Parabéns! Ótimo texto!
bjo
D.R

Anônimo disse...

sem musica a vida é 1 erro.. sem legiao, um erro fatal!

rs

tirando a parte em q vc comenta alguma coisa sobre Legiao, gostei mto!

mas acho q deveria criticar 1 pouco mais o forró
q isso é a maior disgraca da vida de 1 pessoa!

n so forro claro, tem outros sons, talvez ate piores!
o problema q o forro domina esse fim de mundo aonde a gente vive
=/

Lucas Mesquita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucas Mesquita disse...

concordo com ricardo...
criticou legião...
outra não falou bem de bob marley..
ou melhor nen falou nele
o final ficou foda
gostei do texto no geral
parece q tu sabe fazer algo de util na tua vida.
e depois me dar meus dois reais q tu me prometeu se eu comentasse no blog viu...
^^
flw irmãozinho querido

By: Lucas Mesquita

Anônimo disse...

agora ficou perfeito o post *-*

:*

Anônimo disse...

Diz que felipe tá evoluindo
Uma reflexão muito boa e necessária, diga-se de passagem que poucas pessoas deixam de fazer hoje em dia. Espero que este texto ajude outras pessoas a achar seu caminho para fora da escuridão

Anônimo disse...

Quem não gosta de forró é viado.

'Mesquita' disse...

Abracemos todos o homossexualismo com muita vontade!

R. Bezerra disse...

"Quem não gosta de forró é viado."


Gay at the end!!!


boa felipe...


abrindo os olhos desse povo(tô me incluindo)!!!

o problema gira todo em torno do lucro...
Se as pessoas fizessemo mínimo de esforço pra parar e ver o qual o real sentido delas gastarem(jogarem fora) seu dinheiro com essas pseudo-bandas formadas de pseudo-musicos e respctivos pseudo-cantores e realmente boicotassem esse tipo de música comedora de cérebro(dizem q o efeito destruidor é pior até que o da maconha),tenho certeza q eles fariam os artistas se esforçarem um pouquinho mais pra fazer música de qualidade....



ahhhhhhhhh


uma dica...


escutem Tryo

banda francesa muito foda...


http://www.youtube.com/watch?v=Po0MsvChDiQ

cristal disse...

ah.. qd te conheci .. oq fez eu mais falar ctg foi o teu gosto musical.. XD..eh um bom papo .. mas tai..Legião naum é EMO.. tu q falas "miguxo" e vem com estah agora eh??? tu sempre zuou cmg qd falo de pitty.. e agora descubro as origens.. uhsaushuasa.. mas uma música.. sempre faço dah musica q gosto uma trilha sonora pra minha vida.. gosto de ter um clima cm ela.. ambiente.. dependendo dela.. um vento no rosto.. e por ai vai..forró.. soh escuto pra dançar.. nem presto atenção na letra..soh no ritmo. pq na maioria se for ver o q tah sendo falado,. eu paro logo de dançar.. Mas de fato.. a gente se senti outra pessoa qd escuta uma Boa música..

Unknown disse...

so esperar agoraa!!
amei os textos

Anônimo disse...

Concordo contigo...
Eu acho que nós somos o que escutamos...
Eu não sei como alguém consegue se deitar na cama pra tentar relaxar escutando "Amo, amo, vocêê, mas se não valorizar vai me perdêê"
Tem aquelas músicas que a gente nunca enjoa de ouvir, que geralmente são a nossa marca, tipo: "Ah!Essa música é a cara de fulano!", e é através dessas músicas que dá para saber um pouco mais do íntimo de cada um...
E tem as músicas que a gente escuta por escutar, num momento de alegria, loucura, sei lá...
O negócio é que a galera não sabe mais dividir esses momentos...E acaba escutando merda o tempo todo...
Me diz!O que se faz em relação a isso??
Pq ninguém merece vizinho ouvindo creu no último volume em véspera de prova...

Sfanio Mesquita disse...

Só esqueceu de citar o fato de que teu gosto musical é um resultado quase que inteiro da minha sabia influencia,meu pupilo..
Fico feliz de ter aberto as portas do bom gosto pra ti,
agora coloca só uma daquelas tartarugas de pedra que ammae tem pro vento não bater a portaa
auihaih
Bjoo

'Mesquita' disse...

cara... eu sei que por aqui passa um grande número de garotas e tal, mas tu não precisa ficar fazendo mídia tentando transparecer que tu me ensinou a escutar música, mas claro que você tem um gosto excelente por ser parecido com o meu e quando a gente se conheceu você me mostrou algumas músicas e a reciproca foi verdadeira e permanece até os dias de hoje, então não venha 'fobar' ;)

Anônimo disse...

ah! uh! Tô nervosa já que eh a primeira vez que comento num blog...

Primeiramente, quero dizer para Seu Felipe que esse blog é beeeem legal, tem assuntos diversificados e interessantes(Ameeei).
Confesso que eu nao li todo o texto(apesar de ter achado o maximo, nao tô com vocação pra leituras), entretanto irei me referir a parte q li. É o seguinte odiei essa arte aqui "ta se sentindo um emo escuta Legião e CPM22" Desde quando Legião é EMO? vc realmente nao sabe tal diferença...eu tb nao sei direito(Confesso novamente) mas o pouco que sei nao tem como encaixar Legiao nesse meio, são epocas diferentes, estilos diferentes, e os EMO'S dakele tempo cortariam os pulsos ao verem esses de hoje.
Falar mal de Legião é o 8 pecado capital!

Beeeijo, Coração!

Adriana disse...

eiita...
demorei a voltar aki pra ler...
e qnd venho encontro o tão esperado texto sobre musica...
amei esse texto felipe...
concordo contigo (pela primeira vez integralmente)...
acho q tu jah tah pronto pra música clássica sim...
hehe

soh falta agora falar do cinema!!!!

Fabiane Fróz disse...

Primeira vez que venho ao blog, e os textos são otimos ! Apesar de não concordar com metade das coisas que postou sobre a musica, eu respeito e admiro a forma como transcreve tua opinião sobre, só vim comentar mesmo que carmem Miranda não era brasileira ! ;) Apesar de ter crescido e feito sua carreira no Brasil, sua nacionalidade é Portuguesa! =) No mais parabens o blog tá massa!=)